Em algum momento da sua vida você passou ou passará por alguma reforma no seu imóvel, seja construindo um novo quarto, um banheiro ou até uma edícula nos fundos do pátio. Será que para essas pequenas obras eu preciso de autorização do município? Leia mais:
No entanto, mesmo sendo uma parte burocrática, a obtenção do alvará da prefeitura não pode ser desconsiderada no momento da reforma em uma casa, tendo em vista que é por meio dele que a prefeitura passa a ter conhecimento do que está sendo construído e, consequentemente, o que precisa ser fiscalizado.
A seguir, explicaremos os principais pontos sobre o assunto.
Quando uma reforma em casa é executada sem o alvará da prefeitura, ela pode ser impedida de continuar, ou seja, será embargada, visto que, na maioria dos casos, as obras que já iniciaram de forma irregular estão fora dos parâmetros permitidos pela municipalidade.
Em vista disso, antes de iniciar qualquer construção, seja totalmente do zero ou em reformas, esteja sempre acompanhado de um bom engenheiro ou de um arquiteto, para que não ocorram surpresas indesejadas no decorrer da obra.
Todas aquelas que alterem a estrutura do imóvel, tais como construções de:
Essas construções necessitam de autorização, pois será alterada a estrutura original do imóvel.
No entanto, destaca-se que reformas pequenas, como a pintura de paredes, troca de portas, azulejos, não necessitam de autorização.
Alguns documentos são necessários para solicitar o alvará na prefeitura, podendo variar de município para município, já que cada prefeitura tem suas políticas habitacionais. No entanto, em regra, são solicitados os seguintes documentos:
Assim, para cada tipo de reforma, em casas, é preciso solicitar um tipo de autorização no departamento responsável pelas questões habitacionais do seu município, sendo que é indispensável que você converse com o profissional que estará te acompanhando nesta obra para conseguir não só a aprovação desse projeto de reforma como também todas as devidas autorizações.