Direito Imobiliário

O que acontece se o imóvel for vendido durante a locação?

por Yasmin Braga

25 de junho de 2018

Se o contrato de aluguel for por tempo determinado, contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel terá o novo adquirente que cumprir o que já havia sido contratualmente pactuado (Artigo da Lei 8.245/91). Do contrário, poderá o novo adquirente denunciar o contrato no prazo de noventa dias (contados do registro da venda ou do compromisso) e conceder prazo de noventa dias para a desocupação pelo locatário (Artigo , caput e § 2º da Lei 8.245/91). Passado o prazo de noventa dias (contados do registro da venda ou do compromisso) presume-se a concordância na manutenção da locação.

Importante mencionar que o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca (Artigo 27 da Lei 8.245/91). Após tal notificação o locatário terá o prazo de trinta dias para se manifestar, se passado tal prazo caducará seu direito de preferência (Artigo 28 da Lei 8.245/91).

Cabe salientar também que, havendo condomínio no imóvel, a preferência do condômino terá prioridade sobre a do locatário (Artigo 34 da Lei 8.245/91).

O presente material foi elaborado com fins didáticos e está protegido pela Lei 9.610/98, sendo parte integrante de material destinado a futura publicação. É vedada a sua reprodução ou divulgação: a) sem a autorização tácita ou expressa de seu autor; b) em curso ou disciplina que não tenha o próprio autor, pessoalmente, como professor; c) em tamanho ou formato diferente, ou com qualquer alteração em relação ao texto original; d) com fins lucrativos/especulativos (ressalvada a remuneração da empresa de reprografia autorizada, pelas tarifas correntes).

FONTE: LUCASMARINHO1991.JUSBRASIL